Entenda a performance do novo protocolo de mensageria do Google e como a empresa aumentou sua performance de comunicação com mensagens interativas.

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Pensou RCS, pensou Pontaltech!


Conheça a história de sucesso abaixo e inspire-se para implementar uma nova experiência de comunicação que vai encantar os seus clientes.

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RCS na sua empresa! 


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Através da experiência do RCS Business Messaging, Acordo Certo disparou mensagens interativas que resultaram em maior taxa de abertura, clique, resposta e conversão.

Sobre a empresa



Desde 2015, a Acordo Certo descomplica a vida de brasileiros que precisam gerir processos de acordos, recuperando mais de meio bilhão de reais na renegociação de dívidas. Recentemente adquirida pela Boa Vista, a empresa oferece facilitação no pagamento para os brasileiros saírem da inadimplência.

Com seu chamativo “renegocie dívidas com até 99% de desconto, a empresa atrai pessoas que estão temporariamente endividadas e pretendem quitar suas dívidas para voltarem a ter uma saúde financeira. É nesse propósito que a Acordo Certo emprega suas comunicações, afirmando: “nós acreditamos que o bem-estar financeiro é para todo mundo”!

Resumo


A empresa tinha o objetivo de potencializar o tom da marca e a comunicação habitual. A base escolhida é apenas de consumidores já cadastrados na plataforma que estavam com situação de inadimplência com um dos principais clientes da Acordo Certo para receber uma comunicação personalizada, desde a imagem enviada, até o caminho percorrido pelo site, sempre mostrando ao usuário a facilidade de negociar suas dívidas.

Desafios


Propor um acordo de cobrança sempre é um desafio para as empresas de cobrança, ainda mais quando o tempo de inadimplência ultrapassa dois meses. Para as campanhas realizadas em junho de 2023, foi selecionado um range especifico do tempo do débito do consumidor, o que caracteriza que essas pessoas já haviam recebido outras comunicações para o fechamento do acordo, mas não o aceitaram.

A estratégia de utilizar o RCS foi pensada na segmentação de pessoas que não interagiam nas comunicações feitas nos demais canais da Acordo certo. Portanto, o aumento de performance estava limitado utilizando os canais mais tradicionais, mas com o disparo de mensagens que continham o logo da marca, imagens e botões, a comunicação passou mais objetividade e clareza aos usuários, ajudando-os a realizar o acordo de cobrança e aumentando o seu interesse, diferente dos outros canais

A abordagem


Ressaltar a credibilidade da marca era uma das principais necessidades, ao passo que, oferecer uma comunicação que mostrasse clareza na mensagem e despertasse o interesse, seria o principal ganho aos usuários. Para isso, a Acordo Certo utilizou nas mensagens, as cores da sua marca, uma comunicação leve e agradável, contendo uma chamada para ação, deixando claro que se trava de um acordo de cobrança do cliente escolhido.

Os resultados

Entendendo o resultado



Em comparação com outros canais como o SMS, o RCS se mostrou potencialmente promissor na estratégia de impactar novamente os clientes que já haviam recebido outras comunicações, por outros canais.

O RCS resultou em um aumento de 20 vezes mais CTR (taxa de clique) que o SMS, e ainda quatro vezes maior que as campanhas de e-mail marketing.


Depoimento


“Iniciamos a experiência com o RCS a pouco tempo e estamos satisfeitos com os resultados. Sabemos que ainda há muito a ser explorado no canal e existem muitas possiblidades de crescimento no RCS dentro da AC.”


Fernando Lamenza, Gerente de CRM e Aquisição da Acordo Certo