Entenda como o Grupo Mercado Livre utilizou o RCS Business Messaging para gerar mais acordos de pagamento e reduzir a inadimplência.
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Pensou RCS, pensou Pontaltech!
Conheça a história de sucesso abaixo e inspire-se para implementar uma nova experiência de comunicação que vai encantar os seus clientes.
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Conte com a Pontaltech para implementar o RCS na sua empresa!
Em apenas uma campanha de cobrança, o RCS gerou 14x mais interação que outros canais.
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Sobre a empresa
Mercado Livre
Sobre a empresa
Mercado Livre
Com o objetivo de democratizar o comércio eletrônico, o Grupo Mercado Livre nasceu na Argentina em 1999 e hoje atua em 18 países, sendo o maior marketplace do Brasil. O ecossistema gerencia as marcas Mercado Pago, Mercado Envios, Mercado Shops e Mercado Livre Publicidade.
O Mercado Pago, criado em 2014, é uma instituição de pagamento, crédito, investimento e criptomoeda que facilita transações financeiras entre pessoas físicas e jurídicas, tendo o principal foco nos clientes do e-commerce MercadoLivre.com.
Com o objetivo de democratizar o comércio eletrônico, o Grupo Mercado Livre nasceu na Argentina em 1999 e hoje atua em 18 países, sendo o maior marketplace do Brasil. O ecossistema gerencia as marcas Mercado Pago, Mercado Envios, Mercado Shops e Mercado Livre Publicidade.
O Mercado Pago, criado em 2014, é uma instituição de pagamento, crédito, investimento e criptomoeda que facilita transações financeiras entre pessoas físicas e jurídicas, tendo o principal foco nos clientes do e-commerce MercadoLivre.com.
Resumo
Para realizar cobranças, o Mercado Pago utiliza canais de comunicação digital, como SMS e e-mail, a fim de fechar novos acordos e enviar lembretes de pagamento.
Com o objetivo de diversificar a gama de canais e atingir o público de maneira mais eficaz, a empresa apostou no RCS e obteve resultados surpreendentes.
Além de aumentar as taxas de abertura e de interação das mensagens, a ferramenta aumentou a taxa de conversão da recuperação de crédito em 20%.
Resumo
Para realizar cobranças, o Mercado Pago utiliza canais de comunicação digital, como SMS e e-mail, a fim de fechar novos acordos e enviar lembretes de pagamento.
Com o objetivo de diversificar a gama de canais e atingir o público de maneira mais eficaz, a empresa apostou no RCS e obteve resultados surpreendentes.
Além de aumentar as taxas de abertura e de interação das mensagens, a ferramenta aumentou a taxa de conversão da recuperação de crédito em 20%.
A abordagem
Com um banner oficial, acompanhado de tom de voz leve e emojis, características presentes em todos os canais de comunicação da marca, a mensagem informou a existência de contas em aberto e logo ofereceu uma solução para resolver a pendência. Os botões de interação foram atrativos e chamaram a atenção dos consumidores.
Os disparos aconteceram na última semana de 2022 para uma base total de 102 mil pessoas. O público era brasileiro, com 03 a 90 dias de atraso no pagamento.
A abordagem
Com um banner oficial, acompanhado de tom de voz leve e emojis, características presentes em todos os canais de comunicação da marca, a mensagem informou a existência de contas em aberto e logo ofereceu uma solução para resolver a pendência. Os botões de interação foram atrativos e chamaram a atenção dos consumidores.
Os disparos aconteceram na última semana de 2022 para uma base total de 102 mil pessoas. O público era brasileiro, com 03 a 90 dias de atraso no pagamento.
Os resultados
Entendendo o resultado
Para a campanha, o Mercado Pago segmentou sua base de inadimplência em: 03 a 30 dias, 31 a 60 dias, e 61 a 90 dias de atraso no pagamento.
Por se tratar de dezembro, havia uma expectativa de aumento na taxa de inadimplencia e redução na taxa de pagamento, feita com base no histórico registrado pela empresa nos últimos anos. Por isso, o RCS foi inserido na estratégia de combrança como um novo canal para atingir públicos que não costumam converter em outros meios.
Os resultados foram extremanete positivos! A interatividade da ferramenta, somada aos itens de segurança que são facilmente percebidos pelo usuário, como a identidade visual e o selo de verificação do Google, resultaram em um número maior de respostas e cliques no link.
Assim, as mensagens enviadas via RCS foram eficientes para mudar o cenário dos anos anteriores e aumentar a taxa de recuperação de crédito do Mercado Pago no período.
Para a campanha, o Mercado Pago segmentou sua base de inadimplência em: 03 a 30 dias, 31 a 60 dias, e 61 a 90 dias de atraso no pagamento.
Por se tratar de dezembro, havia uma expectativa de aumento na taxa de inadimplencia e redução na taxa de pagamento, feita com base no histórico registrado pela empresa nos últimos anos. Por isso, o RCS foi inserido na estratégia de combrança como um novo canal para atingir públicos que não costumam converter em outros meios.
Os resultados foram extremanete positivos! A interatividade da ferramenta, somada aos itens de segurança que são facilmente percebidos pelo usuário, como a identidade visual e o selo de verificação do Google, resultaram em um número maior de respostas e cliques no link.
Assim, as mensagens enviadas via RCS foram eficientes para mudar o cenário dos anos anteriores e aumentar a taxa de recuperação de crédito do Mercado Pago no período.