Estreia das Casas Bahia com RCS aumenta 109% a taxa de conversão em vendas em relação a outros canais

Estreia das Casas Bahia com RCS aumenta 109% a taxa de conversão em vendas em relação a outros canais

Entenda a performance do novo protocolo de mensageria do Google e como o grupo varejista aumentou a taxa de conversão com mensagens interativas.

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Pensou RCS, pensou Pontaltech!


Conheça a história de sucesso abaixo e inspire-se para implementar uma nova experiência de comunicação que vai encantar os seus clientes.

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Através da experiência do RCS Business Messaging, as Casas Bahia dispararam mensagens interativas que resultaram em maior taxa de abertura, clique, resposta e conversão.

Através da experiência do RCS Business Messaging, as Casas Bahia dispararam mensagens interativas que resultaram em maior taxa de abertura, clique, resposta e conversão.

Sobre a empresa

Sobre a empresa

Casas Bahia

Casas Bahia

Fundada em 1946, a Casas Bahia faz parte do Grupo Casas Bahia, importante empresa varejista, que também possui marcas icônicas brasileiras como Ponto Frio, banQi e Extra.com.br. Com uma longa história de comércio físico e online, a marca possui uma enorme base de clientes, comunicando-se com milhões de consumidores mensalmente. 

Fundada em 1946, a Casas Bahia faz parte do Grupo Casas Bahia, importante empresa varejista, que também possui marcas icônicas brasileiras como Ponto Frio, banQi e Extra.com.br. Com uma longa história de comércio físico e online, a marca possui uma enorme base de clientes, comunicando-se com milhões de consumidores mensalmente. 

Resumo

Resumo

A Casas Bahia criou uma estratégia para fomentar a aquisição do Carnê Digital e disparou um conteúdo rico para sua base de clientes, o que gerou grande interesse do público e maior conversão comparado a outros canais.


As campanhas ocorreram no período da Black Friday e no Natal. Ainda que ambas as datas sejam importantes para o varejo, para ter sucesso, é preciso oferecer uma comunicação atrativa, pois a disputa pela atenção do cliente é cada vez maior.

A Casas Bahia criou uma estratégia para fomentar a aquisição do Carnê Digital e disparou um conteúdo rico para sua base de clientes, o que gerou grande interesse do público e maior conversão comparado a outros canais.


As campanhas ocorreram no período da Black Friday e no Natal. Ainda que ambas as datas sejam importantes para o varejo, para ter sucesso, é preciso oferecer uma comunicação atrativa, pois a disputa pela atenção do cliente é cada vez maior.

O desafio

O desafio

A Casas Bahia buscava despertar o interesse pela compra no e-commerce, com o pagamento através do Carnê Digital. Por se tratar de um produto de crédito com diversos requisitos, mesmo com uma base específica de clientes, seria necessário um canal que expressasse a interatividade e a credibilidade da marca. O RCS foi escolhido por ter os atributos que poderiam gerar maior performance, e o resultado surpreendeu. 

A Casas Bahia buscava despertar o interesse pela compra no e-commerce, com o pagamento através do Carnê Digital. Por se tratar de um produto de crédito com diversos requisitos, mesmo com uma base específica de clientes, seria necessário um canal que expressasse a interatividade e a credibilidade da marca. O RCS foi escolhido por ter os atributos que poderiam gerar maior performance, e o resultado surpreendeu. 

A abordagem

A marca Casas Bahia possui uma das modalidades de crédito mais conhecidas do varejo brasileiro: o crediário simplificado. Para difundí-lo no digital, a Via tem apostado em comunicação em diversos canais para aumentar as vendas por meio desta forma de pagamento.


Nesta ação, banners atrativos foram utilizados para chamar a atenção do público, junto com cupons de desconto e maior facilidade de pagamento.


A campanha foi iniciada para impactar uma base específica de clientes na Black Friday e continuou nos períodos festivos de Natal. Ao clicar em um botão, o usuário era encaminhado ao aplicativo do e-commece, em uma página com produtos selecionados e descontos exclusivos.

A marca Casas Bahia possui uma das modalidades de crédito mais conhecidas do varejo brasileiro: o crediário simplificado. Para difundí-lo no digital, a Via tem apostado em comunicação em diversos canais para aumentar as vendas por meio desta forma de pagamento.


Nesta ação, banners atrativos foram utilizados para chamar a atenção do público, junto com cupons de desconto e maior facilidade de pagamento.


A campanha foi iniciada para impactar uma base específica de clientes na Black Friday e continuou nos períodos festivos de Natal. Ao clicar em um botão, o usuário era encaminhado ao aplicativo do e-commece, em uma página com produtos selecionados e descontos exclusivos.

Os resultados

O dobro de conversão comparado a outros canais 

O dobro de conversão comparado a outros canais 

Entendendo o resultado

Entendendo o resultado

Como resultado final da campanha, Casas Bahia comemoraram 109% mais conversões em vendas pelo RCS que em outros canais de mensagem.


Em uma das bases que contemplou 15 mil clientes, 48% das mensagens foram lidas, 13% foram clicadas e dessas, 76% converteram em volume de pedidos. A distribuição das mensagens apresentou bons resultados, assim como a taxa de cliques.


As demais bases variam entre 58% e 69% em volume de pedido e trouxeram maior performance comparado a outros canais.


Por se tratar de um canal que passa maior credibilidade com a verificação do perfil da marca, o usuário se sentiu mais confiante em finalizar uma compra através do método de pagamento citado. 

Como resultado final da campanha, Casas Bahia comemoraram 109% mais conversões em vendas pelo RCS que em outros canais de mensagem.


Em uma das bases que contemplou 15 mil clientes, 48% das mensagens foram lidas, 13% foram clicadas e dessas, 76% converteram em volume de pedidos. A distribuição das mensagens apresentou bons resultados, assim como a taxa de cliques.


As demais bases variam entre 58% e 69% em volume de pedido e trouxeram maior performance comparado a outros canais.


Por se tratar de um canal que passa maior credibilidade com a verificação do perfil da marca, o usuário se sentiu mais confiante em finalizar uma compra através do método de pagamento citado. 

Depoimento

Depoimento

O que diz a Casas Bahia

O que diz a Casas Bahia

"A utilização do RCS engrandeceu a experiência do usuário, pois oferece maior flexibilidade de interação e interface amigável. Os recursos multimídia agregam valor em comparação a um texto simples e isso enriquece a comunicação, tornando mais atrativa para criação de jornadas completas em um único lugar. A Casas Bahia entende que o RCS é um canal promissor e tem a expectativa que se possa abranger maior receptividade das mensagens nos aparelhos móveis, resultando em aumento na performance das campanhas."


Josué Ma, Gerente de Produto de Serviços Financeiros da Casas Bahia

"A utilização do RCS engrandeceu a experiência do usuário, pois oferece maior flexibilidade de interação e interface amigável. Os recursos multimídia agregam valor em comparação a um texto simples e isso enriquece a comunicação, tornando mais atrativa para criação de jornadas completas em um único lugar. A Casas Bahia entende que o RCS é um canal promissor e tem a expectativa que se possa abranger maior receptividade das mensagens nos aparelhos móveis, resultando em aumento na performance das campanhas."


Josué Ma, Gerente de Produto de Serviços Financeiros da Casas Bahia