Entenda a performance do novo protocolo de mensageria do Google e como o grupo varejista aumentou a taxa de conversão com mensagens interativas.
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Pensou RCS, pensou Pontaltech!
Conheça a história de sucesso abaixo e inspire-se para implementar uma nova experiência de comunicação que vai encantar os seus clientes.
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Conte com a Pontaltech para implementar
o RCS na sua empresa!
Através da experiência do RCS Business Messaging, as Casas Bahia dispararam mensagens interativas que resultaram em maior taxa de abertura, clique, resposta e conversão.
Sobre a empresa
A Via é responsável por marcas que são ícones do varejo brasileiro: Casas Bahia, Ponto, banQi, Bartira, Extra.com.br e ASAP Log. Com mais de 60 anos de história, o grupo opera o comércio físico e online, além dos 30 centros de distribuição e mais de 50 milhões de produto no marketplace.
Resumo
A Via criou uma estratégia para fomentar a aquisição do Carnê Digital das Casas Bahia e disparou um conteúdo rico para sua base de clientes, o que gerou grande interesse do público e maior conversão comparado a outros canais.
As campanhas ocorreram no período da Black Friday e no Natal. Ainda que ambas as datas sejam importantes para o varejo, para ter sucesso, é preciso oferecer uma comunicação atrativa, pois a disputa pela atenção do cliente é cada vez maior.
O desafio
A Via buscava despertar o interesse pela compra no e-commerce, com o pagamento através do Carnê Digital. Por se tratar de um produto de crédito com diversos requisitos, mesmo com uma base específica de clientes, seria necessário um canal que expressasse a interatividade e a credibilidade da marca. O RCS foi escolhido por ter os atributos que poderiam gerar maior performance, e o resultado surpreendeu.
A abordagem
A marca Casas Bahia possui uma das modalidades de crédito mais conhecidas do varejo brasileiro: o crediário simplificado. Para difundí-lo no digital, a Via tem apostado em comunicação em diversos canais para aumentar as vendas por meio desta forma de pagamento.
Nesta ação, banners atrativos foram utilizados para chamar a atenção do público, junto com cupons de desconto e maior facilidade de pagamento.
A campanha foi iniciada para impactar uma base específica de clientes na Black Friday e continuou nos períodos festivos de Natal. Ao clicar em um botão, o usuário era encaminhado ao aplicativo do e-commece, em uma página com produtos selecionados e descontos exclusivos.
Os resultados
O dobro de conversão comparado a outros canais
Entendendo o resultado
Como resultado final da campanha, Casas Bahia comemoraram 109% mais conversões em vendas pelo RCS que em outros canais de mensagem.
Em uma das bases que contemplou 15 mil clientes, 48% das mensagens foram lidas, 13% foram clicadas e dessas, 76% converteram em volume de pedidos. A distribuição das mensagens apresentou bons resultados, assim como a taxa de cliques.
As demais bases variam entre 58% e 69% em volume de pedido e trouxeram maior performance comparado a outros canais.
Por se tratar de um canal que passa maior credibilidade com a verificação do perfil da marca, o usuário se sentiu mais confiante em finalizar uma compra através do método de pagamento citado.
Depoimento
"A utilização do RCS engrandeceu a experiência do usuário, pois oferece maior flexibilidade de interação e interface amigável. Os recursos multimídia agregam valor em comparação a um texto simples e isso enriquece a comunicação, tornando mais atrativa para criação de jornadas completas em um único lugar. A Via Varejo entende que o RCS é um canal promissor e tem a expectativa que se possa abranger maior receptividade das mensagens nos aparelhos móveis, resultando em aumento na performance das campanhas."
Josué Ma, Growth Product Manager na Via